A primeira escola da região metropolitana certificada pela UNESCOFacebook Twitter Moodle Maps Google

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora fundamenta-se nos seguintes princípios educacionais:

  • Bondade e amor providente de Deus – coração da educação Notre Dame
  • Dignidade da pessoa – imagem de Deus
  • Educador Notre Dame – testemunha do Mestre
  • Educação integrada e de excelência para a transformação.

     Respeito pela dignidade da pessoa como imagem de Deus, atitudes e ações éticas, espírito de família, alegre simplicidade, organização, bondade e firmeza, competência profissional, cultivo do belo e preocupação com a sustentabilidade são valores que permeiam o currículo ND.

     A visão do ser humano como um todo e o fazer pedagógico, numa perspectiva holística, garantem o respeito pela dignidade da pessoa - imagem de Deus e uma formação centrada em valores que levam à experiência da bondade de Deus, à capacidade de sonhar, questionar, conviver, inovar, construir, buscar conhecimento e cuidar da criação, interagindo na transformação social.

     À luz dessa visão, as Irmãs de Nossa Senhora priorizam a excelência educativa. A bondade unida à firmeza é uma marca característica de sua herança educacional. Primam por um ambiente educativo agradável e facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem e educam para o cultivo da contemplação, da beleza e da Verdade. Valorizam a unicidade e a diversidade de cada pessoa, escutam com respeito, estimulam ao diálogo intercultural e religioso e desafiam a experiências de solidariedade, enraizadas nos valores do Evangelho, nos ensinamentos da Igreja e na compreensão da complexa realidade do mundo.

     Como resultado de sua ação pedagógica, a educação Notre Dame visualiza um cidadão de valores, comprometido com o cuidado da vida e do planeta, critico-reflexivo, voltado para a alteridade, capaz de descobrir o sentido da vida, de idealizar o projeto pessoal e profissional e de contribuir ética e criativamente na construção de uma cultura de justiça, paz e solidariedade.

     No centro da experiência da pessoa, está o preparo à liberdade e o despertar do verdadeiro espírito crítico. O cultivo da liberdade interior é condição do encontro profundo com Deus, com o conhecimento e com as pessoas.

     Uma liderança que gera espaços de liberdade, que estimula à criatividade, descobre e desenvolve talentos, que cria ambientes favoráveis à realização pessoal, à satisfação no trabalho e à abundância de vida, caracterizam o líder formado pela educação Notre Dame.

     O educando é o centro do processo do ensino e da aprendizagem. Em seu desenvolvimento respeitam-se as características, as especificidades e os interesses de cada etapa evolutiva. Os conhecimentos prévios e a realidade do contexto sócio-cultural do educando, a problematização dos conteúdos, através de uma articulação entre teoria e prática, a ação reflexiva, a iniciação à pesquisa e as tecnologias da informação e da comunicação são eixos norteadores da metodologia de ensino.

     A avaliação, contínua e sistemática, tem o caráter de diagnosticar o desempenho do educando, considerando o estilo e o ritmo de aprendizagem individual, de modo que, a partir dos resultados obtidos, seja possível o planejamento e proposição de situações de aprendizagem que o auxiliem na potencialização de suas capacidades.

     No trabalho de formação confiada ao educador, a colaboração, a motivação e relações saudáveis do educando constituem elementos indispensáveis para a obtenção de resultados positivos. O importante é colocar as pessoas a caminho e ajudá-las a descobrir a alegria de aprender, desaprender e reaprender.

     A herança da excelência educacional da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora requer habilidade e capacidade de ler e interpretar a realidade, perceber seus apelos e dar-lhe uma resposta inovadora. A excelência dessa educação contempla o educando em todas as suas dimensões impulsiona à busca do saber, ao cultivo da sensibilidade e da felicidade da pessoa, imagem de Deus, num mundo onde a vida e a criação sejam amadas e cuidadas.

 

 



   

  Colégio Maria Auxiliadora
  Av. Guilherme Schell, 5888
  Canoas/RS - Brasil
  92.001-970

  51 3462.8600
  auxiliadora@auxiliadora.net